sábado, 4 de junho de 2011

::: BOLSAS PRÁTICAS E CHARMOSAS ...

QUERIDOS AMIGOS,
COMO ENTROU EM VIGOR A NOVA LEI QUE PROIBE O USO DE SACOLAS PLÁSTICAS EM SUPERMERCADOS E TODO E QUALQUER ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM BELO HORIZONTE, O QUE ACHEI  DE ABSOLUTA PRUDÊNCIA E UM ATO DE AMOR A NOSSA E AS FUTURAS GERAÇÕES, AS OPÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO DESTAS SACOLAS EXISTEM EM CADA ESQUINA.
ESTOU SUGERINDO ESTE MODELO QUE É MUITO PRÁTICO, CHARMOSO E CABE EM QUALQUER BOLSA POR TER EXATAMENTE O FORMATO “SMALL STOCKS”. FEITA DE VINIL E TECIDO COM ESTAMPAS VARIADAS E TENHO CERTEZA QUE VAI TER UMA PARECIDA COM VOCÊ.
O MAIS INTERESSANTE É QUE ESTA BAG TEM UM VALOR MÓDICO AO ALCANCE DE TODOS PRINCIPALMENTE SE CALCULARMOS QUE A CADA IDA AO SUPERMERCADO VAMOS ADQUIRIR SACOLAS BIODEGRADÁVEIS A R$ 0,19. PENSANDO EM CUSTO BENEFÍCIO ESTA BOLSINHA ESTÁ SENDO COMERCIALIZADA HÁ ALGUMAS SEMANAS. O CONTATO PARA ADQUIRIR ESTE MIMO É belicamorais@hotmail.com. 
ABRAÇO A TODOS E BOAS COMPRAS. 

















segunda-feira, 11 de abril de 2011

::: TIRO À QUEIMA-ROUPA, MAIS UM MANIFESTO ...

No dia 22 de março deste ano, assistindo ao Jornal da Globo, me surpreendi e fiquei profundamente indignada com a cena de violência que nós, bons brasileiros, somos obrigados a ver depois de um longo dia de trabalho.

Desde então, volta e meia essas imagens me vêm à cabeça.
Esta tentativa de extermínio aconteceu no dia 17 de agosto de 2010 no Estado do Amazonas.

Confesso que a cena de um adolescente de 14 anos sendo humilhado e alvejado por tiros à queima-roupa
nos leva a reavaliar a nossa condição humana.

Algumas perguntas, vez ou outra em nossa vida, podem ser até aplicadas, exemplo:


Por que viemos? Porque, de onde nós já sabemos, vamos combinar...

Eis um dos maiores mistérios do Homem, mas pensando racionalmente, tecnicamente esta pergunta não tem uma resposta concreta.

Mas nós, seres humanos, desenvolvemos uma técnica de convívio e de tolerância uns para com os outros em nossa sociedade supostamente organizada que até certa altura, lá pelos idos de sei lá quando, deu certo.

Evidentemente, hoje, por uma questão de falta de educação – não estou falando só da educação escolar, mas da educação familiar, aquela, que nos dá o norte, que vem de berço sabe? – Pela falta desta educação, as relações humanas estão sendo arruinadas por uma questão comportamental.

Não adianta saber só ler e escrever, e a interpretação do texto como fica? E as vírgulas, pontos, reticências, exclamações, interrogações, etc.?

*Tente esta: Maria toma banho porque sua mãe disse ela pegue a toalha

“Para os curiosos, a colocação da pontuação correta nesta frase aparentemente sem sentido está no final desta página, mas para quem quiser tentar coloque um ponto, duas vírgulas e uma exclamação em seus devidos lugares .”


Porque algumas pessoas têm em seus corações o desejo nefando do extermínio?

Esta é a pior e mais misteriosa de todas, não existe neste mundo qualquer palavra que possa explicar o que leva seres humanos a agir de tal maneira.

Quando Hitler achou que era Deus e montou seu exército, provocando extermínios em massa, levando suas vítimas ao completo holocausto – ressaltando que não concordo com as atitudes hitlerianas e que estou aqui somente traçando um paralelo nos extermínios, para depois não ser acusada de nazista, afinal só por ter o privilégio de pensar, tenho salvo-conduto de discorrer sobre o que eu quiser e até licença poética se me permitir - ele tinha um propósito, que era o de manter sua raça, que ele, em seu delírio mais tênue e nos confins mais remotos achou ser SUPERIOR.

Mas, por mais incrível e absurdo que possa parecer, ele tinha um PROPÓSITO.

Muito de toda a insanidade e sentimento de inferioridade deste homenzinho dá-se somente por uma questão egocêntrica, mas infelizmente ele desprezava a psicanálise e até queimava livros. Podemos esperar o que deste ser tão vil? Ave, Fernando Pessoa, valha-me.

Vendo por este ângulo e comparando com nossa realidade contemporânea e a cena vista esta semana nota-se que existe um grande abismo entre as intenções dos atos. Agora mata-se sem propósito algum -
guardando, em ambos os casos, as devidas proporções e a soma de todos os exageros das cenas a que nos remete este parágrafo.

Impossível neste momento não traçar este paralelo.

Pior do que sentir as dores de levar três tiros, é o medo. Medo por estar acuado sem saber o porquê. É vir em nossas cabeças como flashes de memória toda nossa vida em um segundo e outras perguntas sem uma resposta lógica: MEU DEUS, O QUE FIZ? O QUE ESTÁ ACONTECENDO? E um único pedido: ME
LEVE ANTES DE TER UMA MORTE INDIGNA”. Tudo isso, repito, numa fração de segundos.

Será que é isto o que se pensa diante de uma morte anunciada?

Apesar disso, o rapazinho sobreviveu; ele teve que fugir da sua casa junto com a família e logo depois foram banidos do Estado do Amazonas. O mais irônico é que, apesar de serem vítimas, sofrem ameaças de morte e
foram obrigados a ingressar no programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas chamado de “Provita”.

Com certeza ele carregará por uma vida inteira esta cena em sua memória. Hoje este sentimento é pueril, mas e depois? Quais as consequências psicológicas? Como não ter um olhar desconfiado sobre o mundo? Será que o próximo tiro será disparado agora? O projétil já está engatilhado? Quantos anos se passarão até que este garoto se recupere, até que seu sono e sonhos estejam protegidos pela dignidade e o direito de ir e vir?

Esta possibilidade é o quê? Concreta ou remota?

E os seus filhos? Como não provocar neles um sentimento de comoção, pena e vergonha? Este é um legado difícil de carregar.

São tantas perguntas sem respostas que é difícil não ficar atordoada ou tentar ser lacônica.

O que sei de tudo isso é o que vi nos telejornais e na internet. E o sentimento que fica é o de repulsa por uma corporação de incompetentes, despreparados e raivosos policiais que acham que portar armas significa estar acima do bem e do mal, e o incômodo sentimento de saber o quanto o ser humano perdeu os valores básicos
como compaixão, respeito e amor. E não me importa o que  vida vai negar para estas pessoas, se vai negar dinheiro, amor e saúde o básico para ser digno. Só assim me sentirei vingada, já que não posso fazer justiça com as próprias mãos, olho por olho, dente por dente.

O troço fica visceral, gente.

Que os tribunais feitos para proteger esta espécie reveja o seu julgamento de valores e não tente por meios ilícitos proteger estes indivíduos de responderem por seus atos de barbárie, nos rigores da lei.

Ouvi tudo neste caso sobre direitos humanos, mas acho somente que a indignação não poderá dar a este garoto o alento para que ele ao longo de seus poucos anos de idade tenha forças para completar sua jornada.
 
REVENDO O TÍTULO DESTE MANIFESTO, PODEMOS CHAMÁ-LO DE:

:::TRÊS TIROS QUE SAÌRAM PELA CULATRA, PERDEU ...

*Maria toma banho porque sua. Mãe, disse ela, pegue a toalha!

sexta-feira, 11 de março de 2011

::: BALLAD OF A THIN MAN ... I'M NOT THERE

TENTEI ACHAR UM CANAL QUE TIVESSE ESTA MÚSICA COM O PRÓPRIO BOB, MAS NÃO ACHEI. PORTANTO FICA UMA VERSÃO TAMBÉM MUITO BOA DA KATE PARA VOCÊS. BJS.

segunda-feira, 7 de março de 2011

::: THE COOK, THE THIEF, HIS WIFE & HER LOVER...


::: FICHA TÉNICA...

Dirigido por: Peter Greenaway
Produzido por: Pascale Dauman
Atores: Richard Bohringer, Michael Gambon, Helen Mirren, Alan Howard, Tim Roth, Ciarán Hinds, Gary Olsen, Ewan Stewart, Roger Ashton-Griffiths, Ron Cook, Liz Smith, Emer Gillespie, Janet Henfrey, Arnie Breeveld, Tony Alleff, Paul Russell, Alex Kingston, Ian Sears, Willie Ross, Ian Dury, Diane Langton, Prudence Oliver, Roger Lloyd-Pack, Bob Goody, Peter Rush, ...

::: SINOPSE...

A história se passa em um restaurante, onde a mulher do dono do restaurante e seu amante se entregam aos prazeres do sexo, paralelamente ao que todos entregam-se aos prazeres do paladar. Por fim, o cozinheiro delicia-se com os prazeres de completar a vingança contra o amante de sua mulher ao descobrí-los, e o come antropofagicamente ao fim do filme.

::: RESENHA...

Lançado em 1989 este filme foi parar direto nas prateleiras do cinema cult. O diretor Peter Greenaway, recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro, por "O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante".
Cada filme de Greenaway é composto visualmente usando-se parâmetros estéticos da pintura. Em particular "O cozinheiro, ..." tem o figurino assinado por Gaultier que abusou na construção de modelos baseados no período renascentista.
A luz de cada um dos ambientes é fantástica, o salão do restaurante varia entre os tons de vermelho ao bordô, a cozinha do ambar ao verde e o banheiro branco neve, fazendo com que as roupas usadas pela atriz Helen Mirren fiquem da cor do ambiente em que ela está, e o espectador só consegue perceber esta mudança quando ela passa do salão para o banheiro onde ela tem o primeiro encontro com seu futuro amante.

::: DESTAQUES PARA...

... HELEN MIRREN magistral como sempre;

... CENAS na biblioteca;

... VOZ rouca do cozinheiro, "muito sensual";

... CRUELDADES do ladrão;

... TIM ROTH, que faz o papel de um dos capangas do ladrão e da cena em que sua namorada recebe uma garfada no rosto do seu patrão, por insinuar que sua esposa está tendo um caso;

... DESFECHO surpreendente do filme;

Um filme siplesmente maravilhoso.

sábado, 5 de março de 2011

::: A CRÔNICA ETÉREA DE FERNANDO SABINO ...



Encontro Marcado com o Cinema de Fernando Sabino DVD

David Neves - Fernando Sabino
R$ 47,90
Selo: Biscoito Fino


ENCONTRO MARCADO COM O CINEMA DE FERNANDO SABINO E DAVID NEVES

DVD APRESENTA FILMES COM CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, VINICIUS DE MORAES, JORGE AMADO, ERICO VERISSIMO, MANUEL BANDEIRA, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, PEDRO NAVA, JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA, GUIMARÃES ROSA E AFONSO ARINOS.

QUE FERNANDO SABINO (1923-2004) É UM DOS MAIORES CRONISTAS DA LITERATURA BRASILEIRA – E SEU LIVRO ENCONTRO MARCADO TORNOU-SE NOS ÚLTIMOS 50 ANOS UM CLÁSSICO CONTEMPORÂNEO DA LÍNGUA PORTUGUESA – É INFORMAÇÃO QUE QUALQUER CIDADÃO COM GOSTO PELA VIDA CULTURAL BRASILEIRA TEM EM CONTA.

MAS O SABINO HOMEM DE CINEMA, QUE REALIZOU PELÍCULAS EM CURTA-METRAGEM AO LADO DO DIRETOR DAVID NEVES - A PARTIR DE 1972, QUANDO A DUPLA CRIOU A PRODUTORA BEM-TE-VI FILMES - É TESOURO QUE CONSTITUÍA PRIVILÉGIO DE PESQUISADORES E AMIGOS. O DVD “ENCONTRO MARCADO COM O CINEMA DE FERNANDO SABINO E DAVID NEVES” REÚNE 10 CURTAS, REALIZADOS EM 35 MM, COM DEZ MINUTOS DE DURAÇÃO CADA, RETRATANDO ALGUNS DOS MAIORES ESCRITORES BRASILEIROS DE QUALQUER TEMPO.

SÃO INSTANTÂNEOS PESSOAIS DE RARA INTIMIDADE FLAGRADOS EM MOMENTOS TÃO PRECIOSOS QUANTO BANAIS, POR SUA AMBIÊNCIA DOMÉSTICA – COM CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, JORGE AMADO, VINICIUS DE MORAES, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, GUIMARÃES ROSA, ÉRICO VERISSIMO, JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA, AFONSO ARINOS, PEDRO NAVA, ALÉM DO CURTA DE JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE COM MANUEL BANDEIRA.

O FAZENDEIRO DO AR APRESENTA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE (1902-1987) MAIS CARIOCA QUE ITABIRANO, FALANDO DAS RAÍZES MINEIRAS (DA FIXAÇÃO SENTIMENTAL PELAS ORIGENS), ADMIRANDO A VISTA DA PEDRA DO ARPOADOR E BRINCANDO DE ESCONDER ENTRE AS PILASTRAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - ONDE FOI CHEFE DE GABINETE DO MINISTRO GUSTAVO CAPANEMA. O POETA APARECE COMO PROSAICO PASSAGEIRO DO COLETIVO QUE O CONDUZIA DE SUA CASA, NO POSTO 6, AO CENTRO DA CIDADE PARA TRABALHAR COMO FUNCIONÁRIO PÚBLICO.

POESIA, MÚSICA E AMOR FLAGRA VINICIUS DE MORAES (1913-1980) EM SUA FASE BAIANA, AO LADO DE TOQUINHO, MARIA CREUZA, ALOYSIO DE OLIVEIRA, A MULHER GESSE E DO INSEPARÁVEL COPO DE UÍSQUE, SOB O DISQUE-DISQUE DOS COQUEIRAIS DE SUA IDÍLICA ITAPOÃ. FALA DE SUAS CARACTERÍSTICAS POÉTICAS (O PRONOME DA PRIMEIRA PESSOA VEM SENDO, POUCO A POUCO, SUBSTITUÍDO PELA TERCEIRA) E ASSUME AS INFLUÊNCIAS DE RIMBAUD, BAUDELAIRE, VERLAINE E MANUEL BANDEIRA. O FILME MOSTRA VINICIUS ACOMPANHANDO-SE SOZINHO AO VIOLÃO EM SAMBAS DE SUA LAVRA, COMO QUANDO TU PASSAS POR MIM.

A CASA DO RIO VERMELHO, MOSTRA O COTIDIANO TROPICAL DE JORGE AMADO (1912-2001) NA RESIDÊNCIA DE SALVADOR EM QUE VIVEU AO LADO DE ZÉLIA GATTAI, CERCADO DOS FILHOS, NETOS E AMIGOS - MARIO CRAVO, SCLIAR, MIRABEAU, CALAZANS NETO, CARYBÉ, DORIVAL CAYMMI, MÃE MENININHA DO GANTOIS. JORGE VISITA O MERCADO MODELO, ONDE SE ENCONTRA COM CAMAFEU DE OXÓSSI. ENTRE PINTURAS, ESCULTURAS E ROMANCES, O AMBIENTE DE AMADO PARECE SER A PRÓPRIA PASÁRGADA DE BANDEIRA.

O HABITANTE DE PASÁRGADA – INSTANTÂNEO DO CINEMA NOVO SOB AS LENTES DE JOAQUIM PEDRO - APRESENTA UM MANUEL BANDEIRA (1886-1968) SOLITÁRIO, DE HÁBITOS FRUGAIS: SOPRA A BOCA DO FOGÃO EM BUSCA DE UM CAFÉ FRESCO, DE PIJAMA, ESCREVE À MÁQUINA; COMPRA JORNAIS E LEITE NAS REDONDEZAS, CAMINHA PELA AVENIDA RIO BRANCO; E RECITA SEUS PRÓPRIOS VERSOS, QUE SALTAM DE SUA IMENSA GENEROSIDADE COMO OS PÃES DA TORRADEIRA NO APARTAMENTO NA LAPA.

VEREDAS DE MINAS MOSTRA OS HOMENS DO SERTÃO QUE SE TORNARAM PERSONAGENS DE GUIMARÃES ROSA (1908-1967). MANUELZÃO E ZITO RELEMBRAM PASSAGENS AO LADO DO CRIADOR DE GRANDE SERTÃO VEREDAS, OUTRA OBRA A COMPLETAR 50 ANOS EM 2006. O DOCUMENTÁRIO INCLUI TRECHOS DE FILMES INSPIRADOS NO ESCRITOR – DE PAULO THIAGO, MAURICE CAPOVILLA E ROBERTO SANTOS - E IMAGENS DE SUA CORDISBURGO NATAL, E FOTOS DA POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, DOIS DIAS ANTES DE SUA MORTE, EM 1967, EM QUE PROFETIZOU: AS PESSOAS NÃO MORREM, FICAM ENCANTADAS.

O CURSO DO POETA, COM JOÃO CABRAL DE MELO NETO (1920-1999), PROPÕE UMA METÁFORA DA OBRA DO AUTOR DE MORTE E VIDA SEVERINA COM AS ÁGUAS DO CAPIBARIBE (A CIDADE É PASSADA PELO RIO / COMO UMA RUA É PASSADA POR UM CACHORRO / UMA FRUTA POR UMA ESPADA), INCORPORANDO A PRODUÇÃO DO POETA À PAISAGEM DO RECIFE E DEMAIS LOCALIDADES DE PERNAMBUCO. CABRAL TECE LOAS ÀS CABRAS E PEDRAS DO SERTÃO DE PERNAMBUCO, BEM COMO ÀS USINAS E CANAVIAIS DA ZONA DA MATA. DIRIGIDO POR RENATO NEWMAN, O FILME MOSTRA O POETA NO AUDITÓRIO DA CINEMATECA DO MAM, NO RIO.

JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA (1887-1980), AUTOR DE A BAGACEIRA, TEM SUA IMAGEM REGISTRADA AOS 87 ANOS, DUAS DÉCADAS DEPOIS DE RETIRAR-SE DA VIDA PÚBLICA. EM SUA CASA, NA PRAIA DE TAMBAÚ, EM JOÃO PESSOA, O ESCRITOR, EX-GOVERNADOR E SENADOR PELA PARAÍBA, FALA DE SUA OBRA QUE INAUGUROU O NEO-REGIONALISMO NORDESTINO NA LITERATURA E COMENTA O PERÍODO EM QUE FOI MINISTRO DA AVIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS DE VARGAS, ATÉ CANDIDATAR-SE À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, SEM O RESPALDO FEDERAL: GETÚLIO NUNCA ME APOIOU, LAMENTA. O FILME CONTA AINDA COM O DEPOIMENTO DE TRISTÃO DE ATHAYDE.

EM TEMPO DE NAVA ENFOCA O MÉDICO, ARTISTA PLÁSTICO E ESCRITOR PEDRO NAVA (1903-1984), EM SUA CASA E SEU CONSULTÓRIO. NASCIDO EM BELO HORIZONTE, ORGULHA-SE DE CONHECER PROFUNDAMENTE O RIO POR TER SIDO MÉDICO DE ASSISTÊNCIA: IA-SE AO MANGUE, À ZONA, PALACETES, MORRO ACIMA. ÉRAMOS BEM TRATADOS MESMO NAS ÁREAS MAIS PERIGOSAS, ATESTA. ELE RECLAMA DA EFEMERIDADE DAS CONVICÇÕES NA MEDICINA: UM LIVRO NO FIM DE 15 ANOS NÃO VALE MAIS NADA. VIVEMOS DE UMA CIÊNCIA PROVISÓRIA. A MUTABILIDADE DECEPCIONA O MÉDICO QUE PENSA SUA ARTE.

O RIO GRANDE DO SUL, DE ÉRICO VERISSIMO (1905-1975), É O CENÁRIO DE UM CONTADOR DE HISTÓRIAS, ONDE O ESCRITOR APARECE EM FAMÍLIA. IMITA UM SAMURAI, FAZ MÁGICAS PARA OS NETOS, CAMINHA NAS RUAS DE PORTO ALEGRE. VERISSIMO REENCONTRA SUA CIDADE NATAL, CRUZ ALTA, ONDE VOLTA À CASA DA INFÂNCIA, SEMPRE AO LADO DA MULHER, MAFALDA: SEI QUE NÃO É FÁCIL SER MULHER DE UM ESCRITOR COMO EU. EU ME AMO, MAS NÃO ME ADMIRO. PRECISO DE SUA PRESENÇA VIGILANTE E AMOROSA, DECLARA.

EM O ESCRITOR NA VIDA PÚBLICA, O INTELECTUAL, EX-PARLAMENTAR E ADVOGADO MINEIRO AFONSO ARINOS DE MELO FRANCO (1905-1990) RECEBE OS AMIGOS PRUDENTE DE MORAES NETO E PEDRO NAVA EM SEU PALACETE NO BAIRRO CARIOCA DE BOTAFOGO. FALA SOBRE O GÊNERO MAIS RECORRENTE EM SUA OBRA – O ENSAIO – QUE, EM SEU DEPOIMENTO, REÚNE A VOCAÇÃO LITERÁRIA QUE MUITO MODESTA EXISTE EM MIM COM A INCLINAÇÃO PELA VIDA PÚBLICA. ARINOS REVELA QUE A LEI ANTI-RACISMO QUE CELEBRIZOU SEU NOME FOI INSPIRADA EM SEU MOTORISTA DEPOIS DE ESTE SER IMPEDIDO DE ENTRAR EM UMA CONFEITARIA, NO RIO.

NO EXTRA ENCONTRO MARCADO COM FERNANDO SABINO, HÁ DEPOIMENTOS DO CRONISTA E DOS ESCRITORES LUIS FERNANDO VERÍSSIMO E AFFONSO ROMANO DE SANT´ANNA; DA SECRETÁRIA FABIANA RODRIGUES, DA FILHA VERÔNICA E DO ATOR PAULO BETTI, ALÉM DE IMAGENS DO FILME DE OSWALDO CALDEIRA, O GRANDE MENTECAPTO, INSPIRADO NO ROMANCE DO ESCRITOR QUE ELEVOU A CRÔNICA À CATEGORIA DE ALTA LITERATURA. NAS PALAVRAS DE ZUENIR VENTURA, FERNANDO É O MESTRE DE TODOS NÓS.

Julio Moura
Faixas


01 Manoel Bandeira (O Habitante Pasárgada)



02 João Guimarães Rosa (Veredas de Minas)



03 Afonso Arinos de Mello Franco (O Escritor na Vida Pública )



04 João Cabral de Melo Neto (O Curso do Poeta)



05 José Américo de Almeida (Romancista ao Norte)



06 Carlos Drummond de Andrade (O Fazendeiro do Ar)



07 Vinicius de Moraes (Poesia, Música e Amor)



08 Jorge Amado (Na Casa de Rio Vermelho)



09 Pedro Nava (Em Tempo de Nava)



10 Érico Veríssimo (Um Contador de Histórias)



11 EXTRA: Documentário (Encontro Marcado com Fernando Sabino de Bernardo Sabino)




Ficha Técnica



Design Gráfico: Ruth Freihof
Assistente: Thiago Martins
Fotos: Arquivo Bernardo Sabino
Autoração: Daniel Lins e Alessandro Pires
Masterização de Audios: Luiz Tornaghi
Assitente de produção Biscoito Fino: Luciene Caruso


UMA REALIZAÇÂO BISCOITO FINO:

Direção Geral: Kati Almeida Braga
Direção Artística: Olivia Hime
Coordenação de Produção: Martinho Filho

domingo, 30 de novembro de 2008

::: "KILLERS KILL, DEAD MEN DIE" ...



"KILLERS KILL, DEAD MEN DIE" É UM FILME NOIR ESCRITO POR VOLTA DE 1942 QUE NUNCA FOI PRODUZIDO. A VANITY FAIR, JUNTO COM ANNIE LEIBOWITZ USARAM ESTE ROTEIRO, DADO COMO PERDIDO, PARA UM BELO ENSAIO FOTOGRÁFICO. A SÉRIE REUNE UM ELENCO DE CALIBRE IMENSURÁVEL ( JUDI DENCH, JACK NICHOLSON, EDWARD NORTON, ROBERT DE NIRO, ANJELICA HOUSTON, PETER O'TOOLE, BRUCE WILLIS, PEDRO ALMODOVAR, SYLVESTER STALLONE, NAOMI WATTS, ROBERT DOWNEY JR, KATE WINSLET, PENELOPE CRUZ, TOBEY MAGUIRE HELEN MIRREN, JULIANE MOORE, SHARON STONE, DJIMON HONSOU, JESSICA ALBA, ALEX BALDWIN, BEN AFFLECK, ETC). O ROTEIRO ORIGINAL POSSUÍA TODOS OS CLICHÊS DO GÊNERO - AGORA DISTRIBUÍDOS NESTA SÉRIE FOTOGRÁFICA: A FEMME FATALE DROGADA, O DETETIVE PARTICULAR, O LUTADOR FRACASSADO, A BONECA E O ARISTOCRATA, O ESPIÃO QUE SABIA DE MENOS E A PROSTITUTA QUE SABIA DEMAIS, A DUPLA IDENTIDADE, A VIDA RICA E A POBRE, DESESPERO, LUXÚRIA, SANGUE E CLARO, FURTIVAMENTE PELAS SOMBRAS ATRÁS DE TUDO, O ASSASSINO.

  • VEJA ABAIXO AS FOTOS NA SEQUÊCIA DO ROTEIRO ORIGINAL

::: CRÉDITOS


ATIPICAMENTE OS CRÉDITOS DESTA SÉRIE DE POSTAGENS SOBRE O FILME FICTÍCIO "KILLERS KILL, DEAD MEN DIE” SERÁ COLOCADO ANTES PARA QUE OS LEITORES REGOZIJEM-SE COM OS ASTROS DO CINEMA COMTEPORÂNEO QUE PARTICIPAM DELE.

::: THE GUMSHOES. INT. WEST L.A., OSCAR SLADE DETECTIVE AGENCY, INC.—NIGHT ...


Like any private eye worth his money clip, Oscar Slade (Bruce Willis) is not a talkative man, especially when he's in the company of his junior partner, Dan O'Bannion (Ben Affleck), and their young protégé, Jimmy (Tobey Maguire). But this night is different. Oscar's got something on his mind. Oscar: There's only two types of people in this town: the Killers and the Killed. If you're not the one, you're gonna end up the other. Jimmy: What about the dames, chief? Where do they fit in? Oscar: Have you seen the dames in this town? Warm beneath the sheets, hot under the collar, and ice-cold under the skin. That reminds me—I've got an appointment. Don't wait up, fellas. I might be a while.

::: THE CRIME SCENE. EXT. SUNSET & VERDUGO ...



On a hard bed of wet L.A. pavement, Oscar (Bruce Willis) has begun his eternal rest. Sweet dreams, detective. Someone has seen fit to tip off shutterbug Sam Brady (James McAvoy), formerly of The Sun, lately of Confidential. The doll with the .44 (Kirsten Dunst) appears to be none other than Laura Lydeker, an heiress whose father owns half the lemon trees in the state of California and whose mother owns the other half. Laura says she has no idea how she ended up here with a pistol in her hand. "I've never been fond of guns," she tells the police. "They make an awful racket." She also says she's not sure she's Laura Lydeker. It seems she has suffered a light blow to the skull. The only thing she's certain of is that she would like to slip into something nice and dry, preferably a martini—gin, with a kiss of Benzedrine. Funny, though, the bullets in her pistol don't match the lead souvenirs in Oscar's back.

::: LAST RITES. EXT. HOLLYWOOD MEMORIAL PARK CEMETERY—DAY ...


There are three types of funerals: celebratory, sad, and sad-sack. This sparsely attended affair punctuating the life of a private dick must be filed under the last category. Tamiko Ohira (Rinko Kikuchi), "queenpin" of Japantown's numbers racket, is intent on making sure Oscar stays in the ground, while skid-row preacher Abelard (Bill Nighy), who engaged in petty heists with the deceased during their misspent youth, can't say he didn't see this coming. The guttersnipe orphan girl (Abigail Breslin) is the only one able to produce anything resembling real tears, but what's her angle? Just because she's a kid doesn't mean she's on the level. Mourning attire suits the lovely songbird Doña Perfecta (Penélope Cruz), but if that's how she dresses for a funeral, imagine what she puts on for the late show (and peels off for the later show). O'Bannion (Ben Affleck) takes notice. Beautiful girls need protection in this town. And O'Bannion's got a watchful eye ...

::: THE LADIES OF L.A. INT. POWDER ROOM, SNYDER'S RESTAURANT—NIGHT ...


Socialite Eve Greeley-Waddington (Anjelica Huston) finds it amusing, but not surprising, that the Lydeker name has arisen in connection with the murder of a low-life shamus. "Lemons grow on trees," she says, alluding to the Lydeker-family business. "Reputations, decidedly, do not." Estelle Willisford (Sharon Stone), of the department-store Willisfords, could not agree more, once she's through applying lip paint. And if Ethel Barringsley (Diane Lane) seems less than enthralled by the topic at hand, she probably has her reasons—and damned interesting ones, at that.

::: THE INTERROGATION. INT. HOLLYWOOD PRECINCT HOUSE—NIGHT ...



Detective James Archer (Alec Baldwin), of the L.A.P.D. homicide squad, hears out the soliloquy of surprise informant Muriel Slade (Jennifer Connelly), twin sister of the murdered man. Her story holds together very well—too well, in fact. Beat cop Mack Shaughnessy (Aaron Eckhart) keeps a grip on his stick, just in case her tale starts making even more sense. Det. Archer: Murder is a savage affair, Miss Slade. Muriel: And what kind of affairs do you prefer, Detective? Det. Archer: That's my own business, Miss Slade. Muriel: Your own business, huh? Any chance I could make partner? Det. Archer: Lady, your partner is murder. And it's a silent partner. Shaughnessy (thinking): If it's silent, why don't you two lovebirds shut it? This ain't the El Havana. Wipe to …

::: THE CLUB. INT. EL HAVANA—NIGHT ...


Who says money can't buy happiness? It had certainly better, especially when a cocktail in this establishment costs upwards of three clams. Torch singer June Holliday (Jennifer Hudson) warms up her pipes with "My Man (Is No Longer Around)" for a roomful of Toluca Lake swells (from left: Jessica Biel, Patrick Wilson, Kerry Washington, Adam Beach, Amy Adams, and Derek Luke), none of whom has a motive in the slaying of Oscar Slade, which is exactly what makes them suspicious. The only one seemingly not enjoying himself this evening is Confidential photographer Sam Brady (James McAvoy), but he revels in misery, which means he's content in his own way. Is that cigarette girl (Evan Rachel Wood) really a cigarette girl? Are her intentions as dark as those chocolates? Sam: Or is it that those chocolates are as sweet as the look in your eye? Cigarette Girl: Sorry, Sam. They're caramels.

::: THE DRESSING ROOM. INT. EL HAVANA, BACKSTAGE—NIGHT ...


The Cuban (Pedro Almodóvar) runs a nice, clean club. He doesn't want any trouble. He may have heard things, though. What kinds of things? Just things, that's all. Things that make a man whisper "murder" in the night. His number-one songbird, Doña Perfecta (Penélope Cruz), who'll be closing tonight's bill with her signature medley—a rousing patriotic number, a love ballad, and a socko rumba—elaborates: She says she may or may not have heard that Oscar, on the night he was killed, had placed a certain bet on a certain prizefight. Beyond that, she knows nada. Except that the fight in question may or may not be taking place at the Forum this very night, and that School Boy Simmons may or may not be planning to taste the canvas in Round Four of his bout with Sugar Foot Robinson.

::: THE RING. INT. THE FORUM—NIGHT ...



Champ turned trainer Mike "Tiny" Galento (Sylvester Stallone) has taught Sugar Foot Robinson (Djimon Hounsou) the true meaning of boxing: when they tell you to take out your opponent in the fourth, you take him out in the fourth, and you don't ask questions—got it? Bootlegger turned trainer Magic Pete (Forest Whitaker) has similarly instructed his fighter, School Boy Simmons (Robert Downey Jr.), that the only sweet thing about "the sweet science" is the wad of bills they hand you during the post-fight rubdown. Tonight's wad will be fat indeed. The lady in red (Jessica Biel) doesn't mind if you take a dive, so long as you can keep her neck in chinchilla. Private eye Jimmy (Tobey Maguire) has made the scene because he knows Oscar placed a not-so-friendly wager on tonight's entertainment. He knows something else too: dead men don't collect their winnings. Spin dissolve to …

::: THE SNOOP. INT. O'HANLON STABLES, SAN FERNANDO VALLEY—NIGHT ...



When a big-time gambler like Oscar Slade ends up dead (and therefore unable to pay off his racetrack debts), a big-time dealer in Thoroughbred flesh like James O'Hanlon (Peter O'Toole) gets suspicious. And when O'Hanlon gets suspicious, the first name that comes to his mind is Lydeker—a family known not only for its lemon trees, but also for its distressingly beautiful female scions. O'Hanlon trembles to think of what he might do if he were to get within striking distance of that kind of horse flesh. Oh yes, he knows a thing or two about breeding, he does … Luckily for Rebecca Lydeker (Naomi Watts), Laura's older sister, she developed an expertise in keeping herself hidden, at the girls' boarding academy she attended not so long ago: Stay real quiet-like … and very still … Don't even breathe. (Is that the rustle of a skirt, or just the Santa Ana winds?) And once the prefect is gone, a girl is free to resume her nocturnal mischief without inte...

::: THE GETAWAY. INT./EXT. MULHOLLAND DRIVE—NIGHT ...



Cue swirling, maddening violins. Tilda Lydeker (Helen Mirren), aunt to Laura and Rebecca Lydeker, paramour to three-fourths of Beverly Hills circa 1929, and the brains behind the city's third-largest citrus fortune, must drive, and she must drive fast. She knows just how lemonade is made in this town, and she knows Oscar learned the tricks of her trade all too well, and she knows how it all went sour. Oscar may have been just some low-life private dick, and he may have been too free with his fists, but sometimes a woman needs a man who's man enough to remind her that she's a woman—that is, if she's woman enough to take it. And Tilda could take it. Oh, how she could take it. She took it, and she took it, and she took it again. And then once more for laughs. Along for the ride is Tilda's older half-sister, Alma (Judi Dench), issue of their father's youthful dalliance—or was it something more sinister?—with the beautiful daughter of migrant citrus picker

::: LOBBY OF THE DAMNED. INT. HOTEL LA BREA—NIGHT


LOBBY OF THE DAMNED. INT. HOTEL LA BREA—NIGHT Making like lovebirds, undercover police detectives Sloan (Ed Norton) and Minsky (Kate Winslet) are working the Hotel La Brea on a tip. The place is a rattrap, but that's why they're here: to trap rats. And, with any luck, exterminate them. The owner, blind racketeer Marlon Doppel (Robert De Niro), knows who offed poor Oscar, but he's not saying. Neither is Muriel Slade (Jennifer Connelly), who has so deftly misled the law for reasons having to do with saving her own skin. The languid drink of water in the corner (Julianne Moore) is content to know not much of anything beyond which gentleman will take on the job of keeping her in silk. Tilda Lydeker (Helen Mirren) arrives in search of answers, unaware that she may be checking in one last time before checking out for good.

::: END OF THE PARTY. INT. BEVERLY HILLS HOME OF LAURA LYDEKER—DAWN ...


For most of L.A., it's morning. For those here, it will always be last night. Jimmy (Tobey Maguire) searches the piano keys for a melody that will make sense of it all. The youngest Lydeker, Lydia (Jessica Alba), may be willing to carry his tune, but Ethel Barringsley (Diane Lane) listens without hearing a note. She hasn't been the same since Oscar died, and her husband, Robert Barringsley (James Franco), hasn't been the same since she hasn't been the same. Behind Daddy's bookshelves, Laura Lydeker (Kirsten Dunst) finds herself almost fully recovered from her amnesia, but the young lemon heiress wishes she could forget what she's seen all over again. School Boy Simmons (Robert Downey Jr.), now a wealthy ex-prizefighter, has helped her through her darkest hours. Speaking of which, what did happen last night? Shouldn't Aunt Tilda have slunk in by now, the usual cheap aftershave on her breath? Dissolve to …

::: THE SHOOT-OUT. EXT. HOTEL LA BREA, FIRE ESCAPE—NIGHT ...


Is this a flashback, or did the projectionist mix up the reels? Even the director can't be sure. Back at the Hotel La Brea, undercover cop Minsky (Kate Winslet) would like a word with Tilda (Helen Mirren), but if not, the flatfoot femme is more than happy to let her lady pistol do the talking for both of them. And when her pistol starts talking … well, like a lot of ladies, it's hard to shut up. Once the cartridges are emptied, we find two beauties taking the big sleep in the L.A. night. A sleep that won't be haunted by the secret Tilda is taking with her to the Lydeker-family mausoleum (a ways down Halcyon Lane from Oscar's sorry plot). A sleep that won't be disturbed by the visage of the man she may or may not have hired—for a cost beyond price—to plug poor Oscar. A mad face, leering and twisted. And the most devilish eyebrows. It is the face of …

::: THE BIG REVEAL. EXT. SOMEWHERE IN L.A.— DUSK …

The face of this man (Jack Nicholson), who kills for love, or money, or some combination of the two. Or maybe it's just for kicks. Wherever people try to make themselves into something good and decent, wherever a man tries to make that one last score, wherever a woman feels like yielding to a fellow, he is there. In a town where the law is kill or be killed, die or die later, he is always watching, always waiting for his chance, and revealing himself only in the final reel, with the City of So-Called Angels spreading below him like a still-warm bloodslick. Forget it, Oscar. It's … somewhere. Pull back to reveal: a wild, unpruned lemon grove.
  • THE END

sexta-feira, 18 de abril de 2008

::: THEME FROM SHAFT - VIRILIDADE À FLOR DA PELE


ISAAC HAYES SHAFT (1971)

SELO - STAX
PRODUÇÃO - ISAAC HAYES
PROJETO GRÁFICO - THE GRAFFITERIA
NACIONALIDADE - EUA
DURAÇÃO - 69:35

RIFIFI NO HARLEM ESTREOU NAS TELAS O FILME SHAFT QUE FOI O PRECURSOR INDISCUTÍVEL DO CINEMA BLAXPLOITATION NO INÍCIO DOS ANOS 70.
O COMPOSITOR, PRODUTOR E ARRANJADOR ISAAC HAYES CRIOU TODO O TEMA MUSICAL DO FILME SHAFT, SEU MAIOR FEITO NUMA CARREIRA ESCRITA EM PARCERIA COM DAVE PORTER.
SÃO CERCA DE 200 HITS PARA A STAX RECORDS, COM ORQUESTRAÇÕES TÓRRIDAS E UMA SOFISTICADA MISTURA DA EXTENSA VARIEDADE DO CONHECIMENTO MUSICAL DE HAYES QUE TAMBÉM CANTA, TOCA VIBRAFONE, ÓRGÃO E PIANO ELÉTRICO O QUE DÁ VIRILIDADE AS COMPOSIÇÕES, USANDO E ABUSANDO DE UM SENSUAL VOCAL RAP, GARANTINDO A ALMAGAMA NECESSÁRIA E ENEBRIANTE EM TODA A TRILHA SONORA DO FILME.
“THEME FROM SHAFT” DISPAROU PARA O TOPO DAS PARADAS AMERICANAS, GARANTINDO A HAYES SEU ÚNICO E PRIMEIRO LUGAR. O ÁLBUM DUPLO GANHOU O OSCAR DE MELHOR TRILHA SONORA E SE TORNOU O DISCO DE VENDA MAIS RÁPIDA DA HISTÓRIA DA STAX.

“MINHA MÚSICA É MUITO HONESTA.”
ISAAC HAYES, 1995

OBS.: O ÁLBUM TODO É UM PRIMOR, MAS ATENTEN-SE PARA AS FAIXAS:

01 – THEME FROM SHAFT
03 – WALK FROM REGIO’S
14 – DO YOUR THING

domingo, 13 de abril de 2008

::: DISCO + MÚSICA = 1001 DISCOS PARA OUVIR ANTES DE MORRER

O TÍTULO PODE PARECER MEIO MÓRBIDO MAS VALE A PENA TER EM SUA BIBLIOTECA COMO FONTE DE PESQUISA E CONHECIMENTO.
O LIVRO 1001 DISCOS PARA OUVIR ANTES DE MORRER ACABA EXPLORANDO A FUNDO A HISTÓRIA DA MÚSICA UNIVERSAL, AFINAL 1001 TÍTULOS NÃO PODERIA JAMAIS SE RESTRIGIR A UM PAIS E OU A SOMENTE UM CONTINENTE.
COM PREFÁCIO DO EDITOR E FUNDADOR DA REVISTA ROLLING STONE, MICHAEL LYDON.
OS DISCOS FORAM SELECIONADOS E COMENTADOS POR 90 CRÍTICOS DE RENOME INTERNACIONAL.
PARTINDO DOS DISCOS GRAVADOS NOS ÚLTIMOS 50 ANOS, VOCÊ JÁ PODE IMAGINAR COMO SUGESTÃO DESDE FRANK SINATRA, ELVIS PRESLEY, MARVIN GAY, DAVID BOWIE, THE BEATLES, ROLLING STONES, NINA SIMONE, CHUCK BERRY, THE VELVET UNDERGROUND, LOUIS PRIMA, BJORK, MADONNA, ETC. CHEGANDO AO ANO DE 2000.
A EDIÇÃO ESTÁ TÃO BEM FEITA QUE PARA CADA DISCO EM DESTAQUE TEMOS A ILUSTRAÇÃO COM A CAPA ORIGINAL DO DISCO, NOME DO ARTISTA, ALBUM, SELO, PRODUÇÃO, PROJETO GRÁFICO, NACIONALIDADE, DURAÇÃO, LISTA DE MÚSICAS E INDICAÇÃO DAS MELHORES FAIXAS, ALÉM DE COMENTÁRIOS SOBRE O ESTILO, PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ARTISTA E UM PEQUENO ADENDO SOBRE FRASES PICANTES OU NÃO, EGOCENTRICAS OU NÃO, DEPRIMIDAS OU NÃO DOS ÍDOLOS.
TEMOS SURPRESAS NACIONAIS, CAETANO, MARIA BETHÂNIA, JOÃO GILBERTO, TOM JOBIM, GILBERTO GIL, ASTRUDE GILBERTO, CARLINHOS BROWN.

O LIVRO CUSTA EM MÉDIA R$ 55,00
AUTOR: ROBERT DIMERY "ESCRITOR E EDITOR INDEPENDENTE".
FOTOGRAFIA DA CAPA: SID VICIOUS, DURANTE UMA TURNÊ PELA SUÉCIA EM 1977.
FOTOGRAFADO POR: DENNIS MORRIS, CAMERA PRESS, LONDRES.
TRADUÇÃO DE CARLOS IRINEU DA COSTA E ELIANE AZEVEDO - RIO DE JANEIRO - SEXTANTE - ANO 2007.

::: PRESENTINHO SACANINHA PARA QUEM GOSTA DE MÚSICA


::: MUTANTES "FOREVER"


O'SEIS (UMA OBRA PRÉ-MUTANTES)
(COMPACTO SUICIDA - APOCALIPSE - 1966)
COMPACTO DA BANDA PRÉ-MUTANTES (DA QUAL FAZIAM PARTE A RITA LEE E OS IRMÃOS SÉRGIO DIAS E ARNALDO BAPTISTA). A IRREVERÊNCIA JÁ ESTÁ A TODA!!
  • BÁRBARO!!!

::: APRESENTAÇÃO

A RADIOLA - RÁDIO STATION - APRESENTA UMA SUGESTÃO DE DISCOS E OU CDS BACANAS PARA SEREM PESQUISADOS E APRECIADOS SEM MODERAÇÃO.
ALÉM DA MÚSICA, ARRISCAREMOS TAMBÉM EM OUTRAS FORMAS DE ENTRETENIMENTO COMO CINEMA, TEATRO, SHOWS E TODA FORMA DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL, TENTANDO MANTER UM PADRÃO DE QUALIDADE QUE ATENDA O SEU BOM GOSTO.
DIVIRTA-SE E MANDE SUA OPINIÃO E OU SUGESTÃO PARA POSTAGEM.
SEGUE ABAIXO NOSSA PRIMEIRA SUGESTÃO.
  • SEE YA, SERIAL KISSER .