domingo, 21 de agosto de 2011

::: FUNK & SOUL COVERS...



SUGESTÃO DO DILETO AMIGO MARCOS.

REGABOFE À PARTE,VALE A PENA PESQUISAR...
NESTE LIVRO CONSTA ALGUMAS DAS MAIS ACLAMADAS CAPAS DE ÁLBUNS QUE MARCARAM A MÚSICA NA DÉCADA DE 1970 NOS GÊNEROS FUNK E SOUL.
NEM TODOS OS ÁLBUNS PRIMAM PELA QUALIDADE MUSICAL, MAS PELA IRREVERÊNCIA EM SUA APRESENTAÇÃO. MAS, TAMBÉM TEM OS CLÁSSICOS COMO, MARVIN GAYE, IKE E TINA TURNER, CURTIS MAYFIELD, ISAAC HAYES, DIANA ROSS E BLÁ, BLÁ BLÁ.
PESQUISEI UNS TANTOS ANÔNIMOS E NÃO ME IMPRESSIONOU MUITO O QUE OUVI.
ALGUNS ARTISTAS BRASILEIROS FORAM CITADOS, TIM MAIA "TIM MAIA RACIONAL", CASSIANO COM O ÁLBUM "APRESENTAMOS NOSSO CASSIANO" GRAVADO EM 1973, CONTA COMO DESIGN DE CAPA, FEITO POR JOSELITO, MAS NÃO COMO CONTEÚDO E TONI TORNADO "TONI TORNADO - 1972" CAPA TAMBÉM DO JOSELITO.
UMA BOA REPRESENTANTE DESSA VERTENTE E PREFERIDA DO MARQUITO É A MERRY CLAYTON, CANTORA E ATRIZ NASCIDA EM NEW ORLEANS / LOUISIANA, QUE DIVIDIU O VOCAL DA MÚSICA GIMME SHELTER COM NADA MAIS NADA MENOS QUE MICK JAGGER EM SUA VERSÃO ORIGINAL.
DE FORMAÇÃO GOSPEL, MERRY SEMPRE TINHA SIDO CANTORA DE APOIO VIVENDO À SOMBRA DE OUTROS ARTISTAS.
PARA A CAPA DO SEU DISCO DE LANÇAMENTO QUE TEM O TÍTULO DE "GIMME SHELTER", CREIO TER SIDO SEU GRANDE HIT PAREDE, ELA FOI FOTOGRAFADA POR GUY WEBSTER,  QUE JÁ FOTOGRAFARA ESTRELAS DO ROCK, DO CINEMA, ETC.
SEGUNDO O LIVRO, WEBSTER SE INSPIROU NO MOVIMENTO BAUHAUS ALEMÃO, DE ROD DYER E PAUL BRUHWILER PARA COMPOSIÇÃO VISUAL, SIMPLES, MAS INTERESSANTE.

EM EDIÇÃO TRILÍNGUE "ESPANHOL, ITALIANO E PORTUGUÊS" E OUTRA EM "INGLÊS, FRANCÊS E ALEMÃO", PESQUISA FEITA PELO ESCRITOR PORTUGUÊS JOAQUIM PAULO, O LIVRO FUNK & SOUL COVERS  FOI EDITADO PELA TASCHEN E CUSTA EM MÉDIA R$ 110,00.
FALHA NOSSA: NÃO TEM UM ÍNDICE BACANA PARA CONSULTA E TAMBÉM NÃO TEM ORDEM CRONOLÓGICA.

FICA A DICA.

STONES E MERRY: DOWN HERE


MERRY: DOWN HERE



Nenhum comentário: